O que ensina o latim...

"Quod non est in actis, non est in mundo" ("O que não está escrito, não existe")

domingo, 28 de julho de 2013

Armadilha de Liquidez [gráficos]

A pedido de muitas famílias, venho publicar os gráfico de uma armadilha de liquidez à la Krugman e à la Keynes. Na última vez que abordei o assunto, esqueci-me de recorrer a gráficos para transmitir as diferenças. Faço-o desta vez e aproveito para recapitular o assunto.

Em Keynes, a armadilha de liquidez é caracterizada pela indiferença dos agentes económicos entre obrigações, que rendem juro, e moeda, que não rende juros. Por esta razão, o aumento da oferta de moeda não tem um efeito expansionista. Por muito que o Banco Central aumente a oferta, o público reage com um igual aumento na procura de moeda. Dito de outro modo, o público quer, ou está disposto a, guardar uma quantidade infinita de liquidez junto de si.

Esta situação é representada por uma LM (a curva que une os pontos de equilíbrio no mercado monetário) horizontal. Daqui é costume dizer-se que uma economia está na parte horizontal da LM numa armadilha de liquidez.

Nesta situação, um aumento da massa monetária (LM') não exerce nenhum efeito. É necessário um aumento da procura agregada (IS')  para reconduzir a economia de volta ao seu potencial (Yp).

O mais provável é este tipo de situação ocorrer a níveis muito baixos da taxa de juro real. 
Armadilha da Liquidez - Keynes

No caso do Krugman, temos uma armadilha da liquidez quando a taxa de juro natural, aquela que repõe o pleno emprego, é negativa. A ineficácia da política monetária surge da restrição em que as taxas de juro nominais não podem ser negativas, a zero lower bound.

Represento esta situação recorrendo ao modelo IS-MP, em que o Banco Central tem um controlo perfeito sobre a taxa de juro (daí a curva do mercado monetário ser horizontal). E neste caso, a taxa de juro compatível com o pleno emprego é negativa. Se um Banco Central for até ao seu limite, e colocar a taxa de juro directora a 0, mesmo assim não vai ser possível devolver a economia ao seu pleno emprego.

Naturalmente, para regressar ao pleno emprego, o uso da política orçamental é extremamente eficiente e à política monetária só resta o uso de instrumentos não-convencionais, como o quantitative easing ou gestão de expectativas.
Armadilha da Liquidez - Krugman

E cá estão os gráficos da armadilha da liquidez segundo o Keynes e o Krugman.

Se quiserem representar o caso do Krugman no IS-LM, é só trazer a porção horizontal da LM para os valores negativos de r e terem a certeza que a IS cruza a LM quando esta é horizontal. Mas essa representação não é do meu agrado.

Sem comentários:

Enviar um comentário