O que ensina o latim...

"Quod non est in actis, non est in mundo" ("O que não está escrito, não existe")

segunda-feira, 8 de abril de 2013

Rating CCC (Já que comecei com o BCE...)

Contexto: Viagem de autocarro em Frankfurt com uma guia luso-alemã convertida ao islamismo e licenciada em etnologia (só para se ver a mixórdia de culturas que para lá vai...).

Conceito: Derrapagem Orçamental - ocorre quando um orçamento não é cumprido por excesso, isto é, quando algo custa mais do que o projectado.

Caloteiro: Banco Central Europeu (sim, este fenómeno não é exclusivamente português - vá vamos deixar o Constâncio sossegado por uns segundos...).



Pergunta o leitor o que é isto? Isto é uma amostra daquilo que será a nova sede do BCE. Inicialmente estimada em 850 milhões de euros, vai custar qualquer coisa como 1200 milhões (isto se nada mais acontecer, e se acontecer prometo partilhá-lo aqui). Coisa pouca, 40% de erro... Isto para já não falar nos atrasos que provavelmente adiarão a mudança para lá de 2014.

Mais, este mamarracho já foi inaugurado (em Setembro de 2012)! Realmente o Draghi deve ter medo de não ficar na história, portanto foi assinar a placa da nova sede...

Assim, volto a agradecer ao ISEG a viagem a Frankfurt, que se revelou bastante interessante... Consegui ver (ao longe) as obras deste "Elefante Branco", que por ter importância política internacional pôde ser construído fora da skyline de Frankfurt. Estive na sede (antiga) e a primeira pergunta que vem à cabeça é "Para que é que estes palermas precisam daquilo?!" Tudo bem que a vizinhança da "Red Zone" não seja muito coerente com a imagem do BCE (ou talvez seja...), mas não justifica estoirar tanto dinheiro...

Portanto, e juntando isto à tarde passada no BCE, acho que fica mais claro qual o rumo da UE...