O que ensina o latim...

"Quod non est in actis, non est in mundo" ("O que não está escrito, não existe")

sábado, 30 de março de 2013

A nossa vizinhança

Enquanto escrevia a minha última publicação, dei por mim a pensar sobre qual seria a nossa vizinhança, a blogosfera económica portuguesa. Fiquei curioso, porque normalmente quando alguém publica um texto como aquele, ele costuma rodar pela blogosfera para encontrarem os erros e melhorá-lo.

Por exemplo, quando Bryan Caplan avançou com o seguinte problema ao público, the toothpick problem:
Suppose half of the sectors of the economy grow forever at 4%, while the rest completely stagnate. I'm strongly tempted to say that this economy's growth rate equals 2% forever. Anyone tempted to disagree? If so, why?
Ele recebeu recebeu várias respostas, propôs a sua, mas a pergunta finalmente recebeu a resposta que merecia, na minha opinião, pelo cunho de Brad DeLong: depende das elasticidades da procura.

Voltando ao tópico deste artigo. Conhecia apenas um par de blogues portugueses dedicados à economia, mas tirando proveito da lista de blogues que costumam divulgar no blogroll consegui encontrar bastantes. Mas vários encontravam-se inactivos, dedicavam-se sobretudo ao comentário político ou então não contribuíam muito para o assunto.

De todos, seleccionei os seguintes:
Começo por aquele que parece ser o mais conhecido da lista. Este blogue está associado ao Jornal de Negócios, sendo os seus autores de facto jornalistas no mesmo. Por vezes funciona como um agregador, publicando mensagens apontando os principais artigos sobre um tópico.

Este blogue é da exclusiva autoria da Helena Garrido, directora-adjunta do Jornal de Negócios. As publicações são um tanto esporádicas.

O seu autor é um professor da FEP, Pedro Cosme Vieira. Tirando o seu facto de eu dificilmente concordar com muito do que ele diz, ele tem o incrível hábito de anexar sempre uma foto de uma desnuda às suas publicações. Vá se lá saber porquê. Talvez o erotismo e a economia têm mais em comum do que eu desconfio.

Momentos Económicos... e não só é o nome completo do blogue. Quem o escreve é Pedro Pita Barros,  professor na FE-UNL, e é bastante prolífico. Se não me engano, a sua área de especialização é a Economia da Saúde, mas ele escreve um pouco sobre tudo.

À semelhança da Massa Monetária e deste vosso blogue, os Ladrões de Bicicletas é escrito por uma equipa de autores. Na lista de autores, reconheço o nome do João Galamba, economista e deputado pelo PS. A sua equipa faz questão de dar uso ao blogue, como se testemunha pela torrente de artigos, e escreve com afinco sobre sociedade, política e economia.

De todos os blogues, este devia ser o mais interessante só pelo mero facto de quem são os seus autores: Ricardo Reis, Pedro Pita Barros e Trigo Pereira entre muitos outros. Mas as publicações são escassas, pelo que julgando pelo seu potencial este é o mais despontante. Contudo, costuma ter comentários relevantes e perspicazes.
Uma particularidade deste blogue, é que, mesmo sendo dedicado à economia portuguesa, os autores escrevem em inglês.

E por aqui fica o meu levantamento sobre a blogosfera económica (ecosfera?) portuguesa.

Se conheces mais algum um blogue económico e português que não figure nesta lista, partilha-o connosco nos comentários.

Sem comentários:

Enviar um comentário